O ministério da Saúde através garantiu esta segunda-feira (30) que o país não registou nenhum óbito da pandemia do novo Coronavírus.

A informação avançada pela porta-voz da Comissão do Centro da Operação de Emergência de Saúde (CCOES) durante uma conferência de imprensa que visa actualizar a situação do Covid19 no país.

Relativamente ao ponto de situação do Covid19, Aissatu Forbs Djalo garantiu que o país não registou até agora nenhum óbito, e que os oito casos positivos registrados estão a ser acompanhados.

“Nenhum óbito foi registado até agora na Guiné-Bissau uma vez que os casos apresentados positivos, o estado clínico são leves, dada que não são casos graves”, referiu a porta-voz da comissão.

Desde anúncio da existência do Coronavírus no país segundo a porta-voz da comissão, já se realizou 40 amostras de casos de suspeitos, oito infectados pelo novo coronavírus e os restantes 17 casos de suspeitos continuam em análise no laboratório.

“No país até hoje já foram realizadas 40 amostras de casos de suspeitos em que 23 amostras foram analisadas e entre eles 14 deram negativos, 8 positivos enquanto 1 caso será submetida ao novo exames”, sublinhou Aisatu Forbs Djalo.

Forbs Djalo aconselha por outro lado os cidadãos para evitarem automedicação caso sentir o sintoma de suposto coronavírus apelando assim a população no sentido de evitar a descriminação ou estigmatização aos doentes desta pandemia.

“A medida preventiva que queremos continuar a pedir a população é de evitar automedicação no caso de sentir o sintoma e se houve, que ligue pelos números disponibilizados. Por isso, apelo para evitar a descriminação ou estigmatização dos doentes”, aconselhou a porta-voz da comissão do Centro de Operações de Emergência de Saúde.

Segundo a porta-voz o Ministério da Saúde Pública passa apresentar diariamente as informações sobre a pandemia de coronavírus, através do Centro de Operações de Emergência de Saúde.

Por: Marcelino Iambi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più