O Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisa (INEP) realiza, esta quinta-feira (28), a quinta sessão da terceira edição de ciclos de conferências sobre o tema “o papel das organizações da sociedade civil face as crises políticas cíclicas na Guiné-Bissau”

O ciclo de conferências que está a decorrer desde 2015 com o apoio do UNIOGBIS, e a sessão desta quinta-feira contou com o orador, Aristides Gomes, moderador, João Bernardo Vieira e com o comentário da Cadija Mané.

O investigador e orador do tema, Aristides Gomes, na sua explanação, realçou a importância do papel da sociedade civil face as crises politicas cíclicas na Guiné-Bissau.

“Foi importante este papel, essas organizações da sociedade civil fizeram aquilo que puderam em função da sua implantação porque são elas que dão força a uma organização e é a síntese e a fiscalização daquela movimentação que vem da base e uma organização tem a força em função daquilo que representa” garante.

Em nome do director geral do INEP, Fodé Mané, explica a pertinência desta sessão.

“Tentamos ir ao encontro com aquilo que é a nossa função que é de promover o debate e a evolução da ideia, sabemos que temos uma situação de crise encíclica por causa da sua persistência e a sua invariabilidade e é preciso reflectimos para sabemos qual é a contribuição que se possa dar e uma das contribuições é debate e percebe-lo melhor” afirma.

Ao completar trinta anos da fundação do INEP, em 2015, começou ciclo de conferências temáticas de relevância nacional, que está na sua terceira edição, com o propósito de proporcionar um diálogo “enriquecedor” entre personalidades de dentro e de fora da instituição, objectivando assim a participação de todos os cidadãos interessados.

A resolução dos Ciclos de Conferências será objecto da publicação na próxima edição da revista Soronda, com o objectivo de salvaguardar o seu importante potencial de repositório crítico e retrospetivo sobre o país.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più