O ministro do Ambiente e Biodiversidade do governo liderado por Nuno Nabiam entregou, hoje (24), ao ministro da Saúde Pública, o centro de tratamento dos resíduos biomédicos no Hospital Nacional Simão Mendes.

Após as formalidades do ato, o titular da pasta do Ambiente e Biodiversidade, Viriato Cassama, disse que o resíduo biomédico é um foco importante de disseminação do coronavírus responsável pela pandemia da covid-19, por isso, requere um tratamento especial.

“O lixo biomédico é um foco importante de disseminação do coronavírus, portanto requer um tratamento especial, nesta óptica independentemente da estrutura física construída que hoje entregamos formalmente ao ministério da Saúde Publica, os equipamentos que almejam são constituídos de dois autoclaves e um torturador de matérias de matérias de profuso cortante com tecnologia de ponta bem como as matérias de protecção individuais”, explicou.  

O ministro da Saúde Publica, António Deuna, elogiou a iniciativa uma vez que o mundo está confrontado com novo coronavírus.

“Esta doação chegou exactamente no momento preciso, porque de facto como todo mundo sabe o mundo inteiro estão a enfrentar a pandemia do coronavírus ou seja covid-19 e é preciso a colaboração de todas as instituições do país não só ao ministério da Saúde Pública. Quero aqui garantir ao ministro do Ambiente e Biodiversidade que esta entrega será muito encaminhada para o seu fim”, garantiu.

Projecto-piloto da gestão dos residios biomédicos é um projecto concebido para reforçar a capacidade e a assistência técnica para implementação dos planos de acções nacionais da convenção de Estocolmo sobre os produtos orgânicos constante nos países menos desenvolvidos e nos pequenos estados insolares em desenvolvimento das regiões da africa ocidental e central.

Dos 16 países do projecto sub-regional, a Guiné-Bissau foi seleccionada para fazer a demostração piloto de uma gestão mais limpa dos residios biomédico com base nas lições apreendido.

Atenção! Evite aglomeração, beijos e abraços. Não compartilhe objectos pessoais.

Por: Braima Sigá

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più