GUINÉ-BISSAU PRETENDE ERRADICAR ATÉ 2028 A PROBLEMÁTICA DA DEFECAÇAO AO SEU ABERTO
O Ministro dos Recursos Naturais, Hotna Cufuk Na Doha, reconhece que o país enfrenta problemas sérios em relação a problemática de defecação a céu aberto.
O titular da pasta dos Recursos Naturais falava durante a abertura do seminário de dois dias para a validação da estratégia nacional para a erradicação da defecação a céu aberto no país.
Hotna Cufuk Na Doha diz esperar que os técnicos presentes neste seminário irão enriquecer ainda mais o documento para posteriormente avançarem com a sua validação por forma a entrar no programa de governo.
“O Presente seminário tem como objetivo validar o documento estratégico para a erradicação da defecação ao céu aberto, o que é do conhecimento de todos que o país enfrenta sérios problemas no que concerne a este assunto e tudo isto nos preocupa bastante enquanto dirigentes deste piloro e esperamos que os técnicos irão enriquecer ainda mais o documento para posteriormente avançarem com a sua validação por forma a entrar no programa de governo”, explica.
Questionado se o país reúne as condições para erradicar esta prática até 2028, a meta estabelecida pelo ministério através da direção-geral dos recursos hídricos, Hotna Cufuk Na Doha diz que precisam de 3,4 biliões francos CFA para solucionar a referida problemática.
“As dificuldades são enormes, mas quando a vontade de fazer é maior do que essas dificuldades tudo transforma em realidade e neste momento temos a vontade de erradicar esta prática, estamos a contar com o apoio dos parceiros e esperemos puder combater o mesmo, no entanto o valor orçado para a implementação e erradicação desta problemática é de 3,4 bilhões de francos cfa para solucionar a referida problemática”, concluiu.
Segundo o ministro é urgente adotar o país de ferramenta orçamental para que até 2028 consiga erradicar a prática que assola o território nacional, cujas consequências para a saúde e o ambiente são prejudiciais.
Por: Diana Bacurim
- Created on .