A Guiné-Bissau assinou, esta quinta-feira, vários acordos de cooperação com a República da Turquia, entre os quais destacam-se a construção para breve uma academia da diplomacia e abertura de uma linha de voos aéreos da companhia Turquia Airlines.

A assinatura do acordo foi antecedida com uma reunião entre os ministros dos negócios estrangeiros da Guiné-Bissau e da Turquia. O diplomata Turco está de visita de trabalho no país desde o dia 09 do mês em curso.

No primeiro momento, foi assinado um memorando de entendimento, que segundo a ministra dos negócios estrangeiros, Suzy Barbosa, vai permitir o país “beneficiar não só de formação na área da diplomacia mas também à possibilidade de ter uma academia de diplomacia no país com o apoio da Turquia” e no segundo momento, foi assinado o acordo que irá permitir brevemente ter no país a companhia aérea Turquia Airlines.

“A delegação  está composta por uma equipa da empresa responsável pela construção das várias infra-estruturas de grande peso e importância em diferentes países da sub-região e, é isso que o governo pretende para o desenvolvimento do país”, realçou a governante.

Para Suzy Barbosa, os acordos ora assinados vão representar um grande desenvolvimento na relação de cooperação entre a Turquia e a Guiné-Bissau.

“O primeiro sinal forte é a abertura, nos próximos meses, da Embaixada da Turquia na Guiné-Bissau", disse a ministra sustentando ainda que vão abrir a embaixada da Guiné-Bissau na Turquia "esse é um cúmulo dos trabalhos feitos a nível diplomático e de cooperação entre os dois países que vai permitir ter uma cooperação na qual todos irão beneficiar".

A comitiva Turca que chegou ao país, na quarta-feira, também ofereceu dois ventiladores e várias caixas de máscaras para reforçar no combate ao Coronavírus no país.

A delegação que terminou a visita, hoje, 10 de Setembro, manteve também um encontro com o Presidente da República e o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

 

Por: Anézia Tavares Gomes

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più