GOVERNO RECONHECE QUE O SECTOR DE SAÚDE PÚBLICA ENFRENTA FRAGILIDADES

O Governo reconheceu hoje que o sector da saúde pública enfrenta grandes desafios no combate as doenças contagiosas.

O ministro da presidência e do conselho dos ministros, Malal Sane, ao presidir o ato disse ainda que situação prevalece devido a fragilidade do sistema de saúde do país e insuficiência de recursos humanos.

“ O sector de saúde da Guiné-Bissau enfrenta vários desafios, em particular no combate a essas doenças contagiosas, e as principais vítimas são as populações mais vulneráveis. O combate a VIH SIDA, a tuberculose e o paludismo é um assunto bastante sério por causa de fragilidade e debilidade do sistema de saúde e insuficiência de recursos humanos qualificados nos diferentes domínios”, disse.

O reconhecimento vem no quadro da conferência de diálogo nacional sobre apreciação da proposta do pedido de financiamento com objetivo de desenvolver um entendimento comum do cenário e sector de saúde para a luta contra VIH SIDA, tuberculose e o paludismo no país.

Malal Sane garante ainda que o governo guineense vai disponibilizar uma contrapartida nacional para o combate a estas três doenças na base de orientações técnicas.  

“ Para enfrentar esses desafios, governo compromete-se a disponibilizar uma contrapartida nacional na área de saúde para o combate a estas três doenças, em linha de orientações técnicas munidas” garantiu.

Durante dois dias, diferentes organizações vão debater e analisar a situação dos progressos e desafios para o combate ao VIH SIDA tuberculose e paludismo para formulação de pedido do financiamento.

Por: Diana Vaz

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più