Os técnicos e jornalistas da Rádio Sol Mansi (RSM) estão a ser formados em matéria de corte, edição e montagem de imagens e sons. Na formação também foram convidados alguns funcionários de outros órgãos de comunicação social do país

Com esta formação de 6 dias, que começou na segunda-feira (06 de Maio), ministrada por um voluntário Italiano que pertence a Fundação “luci nel mondo”; luz do mundo em tradução livre, a Rádio Sol Mansi (RSM) quer apetrechar os seus funcionários de ferramentas para revolucionar as suas páginas na internet com vídeos de diferentes eventos, para desta forma informar da melhor forma possível os seus ouvintes e leitores.

Na abertura da formação, o Director da RSM, Casimiro Jorge Cajucam, diz que a RSM quer continuar a expandir a sua ferramenta de comunicação e não só através de áudio mas associado de visual.

“A formação está enquadrada naquela que é a perspectiva da RSM que quer expandir a sua ferramenta de comunicação não só por áudio mas uma reportagem acompanhada de vídeo permitindo os ouvintes estarem a par de tudo o que se passa no país. Poderíamos restringir a formação só para os funcionários da RSM, mas quando se quer ser a voz de paz não se pode pensar no singular por isso decidimos sacrificar alguns dos nossos funcionários e partilhamos esta formação com os profissionais de outros órgãos de comunicação”, explica.

Cajucam pede ainda os formandos a trabalharem mais em prol de um homem novo privilegiando sempre o caracter e a regra que rege a RSM.

“Esperamos que os formados farão o bom uso de tudo o que estão a aprender. Façamos montagem de tudo menos contra o que vai contra a dignidade da pessoa humana. Não façamos montagem para estragar imagem de alguém mas sim daquilo que ajuda a informar e a sensibilizar a nossa sociedade”, exorta.

A formação é acompanhada de trabalhos práticos. Os formandos são obrigados a trabalhar em diferentes grupos de filmagem nas ruas com temas do interesse nacional e depois faz-se a edição e a montagem de cada peça de reportagem.

Brevemente na página web da rádio serão postadas peças de reportagem em vídeo para dar mais acessibilidade ao público leitor.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Imagem: Rádio Sol Mansi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più