TECNICOS DE SAÚDE EDUCAÇÃO PROMOVEM MANIFESTAÇÃO EM REIVINDICAÇÃO A “MÁ” CONDIÇÃO LABORAL
A frente social promoveu, hoje, uma marcha que terminou no palácio o governo. A manifestação terminou num encontro informal com o Secretario de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, e Porta-Voz do Governo, Florentino Fernando Dias, que demonstra a convergência de alguns pontos agendados nos cadernos reivindicativos.
Encontro ocorreu na ausência do Primeiro-Ministro, enquadra-se no âmbito da marcha pacífica de BECEAO/ Palácio de Governo, promovida pela Frente Social, sindicato que integra organizações sindicais dos ministérios da saúde pública e os da educação Nacional.
A saída do encontro o Porta-Voz de Frente Social, Ioio João Correia, disse ter recebido a garantia da parte do Secretario de Estado da Presidência, do Conselho de Ministros, e Porta-Voz do Governo, e espera que antes da concretização da greve marcada para próximo mês, o governo vai conseguir chegar a um consenso com os sindicatos…
“Penso que trabalho de recebemos é um bom sinal apesar de não ter alguma negociação. (…) Esperamos que antes da concretização de greve que foi programa para o dia 10 a 14 de outubro vamos conseguir chegar a um consenso nós somos todos os guineenses o que queremos é o bem para a Guiné-Bissau”
O Porta-voz da frente social, Ioiô João Correia, disse que devia haver uma maior colaboração e mais participação da população, porque segundo ele, a escola e saúde são para todos.
“Vai depender da dinâmica da própria negociação e da diligência do governo e também daquilo que os sindicatos acham que são prioridades e essencial”, enfatiza.
Refira-se que os marchantes estavam todos trajados de branco, batas brancas e azuis para o pessoal da saúde, e os professores de camisas com fundo brancas, nos dísticos de folhas que traziam nas mãos, podia-se ler: “valorizem a educação e saúde”, “rispito pá FMI kata justifica partos pa falta de assistência médica”, “um país sem educação e saúde é um vaso sem flor” entre outros.
Texto & Imagem: Bíbia Mariza Pereira
- Created on .