O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas realizou, nesta quinta-feira, a 10ª sessão do ciclo de conferências sobre o tema "Juventude Guineense: situação organizacional, situação social e perspetivas; Que políticas para o sector da Cultura na Guiné-Bissau".

O jovem Domingos Bajone, um dos participantes, manifestou descontentamento com a falta de representação do governo no evento, defendendo ser fundamental a presença do executivo, enquanto decisor.

"Se notarmos nesta conferência só estamos nós jovens, que somos beneficiários, mas falta os decisores", observou Domingos Bajone. O jovem afirmou que, na ausência de representação do governo, não haverá quem levará as ideias trocadas durante o debate.

"Por isso, digo que deve ter um engajamento do Estado a carências a nível da juventude, deve garantir a educação para todos, mas se o Estado não participa neste tipo de conferências, as ideias dos jovens nunca serão levadas em conta", defendeu.

Para a socióloga Alzira Rocha, o governo deve criar mais centros de estudos e bibliotecas para melhor apoiar a formação dos jovens.

"Os jovens têm que ser apoiados como nos outros países. Um jovem que vem de estudos à procura de trabalho, é exigido que tenha logo 4 a 5 anos de experiencia, mas como pode provar o seu valor se nunca trabalhou?", questionou a socióloga.

Na opinião da representante do Fundo das Nações Unidas para a População, falta uma federação dos jovens que possa congregar todas as associações e onde possam falar numa só voz para defender o interesse de todos, independentemente da cor partidária, situação económica, social e interesses de cada um. 

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più