O director Nacional da ONG Enda Tiers-monde disse, hoje (13), que a abordagem e a resposta ao VIH/Sida e outras doenças não é uma resposta meramente clinica mas engloba o aspecto social e cultural

A Ideia transmitida durante o encerramento de seminário nacional de actores na luta contra o VIH na África Ocidental e Central sobre ferramentas para localizar e estimar o tamanho da população chave.

De acordo com o responsável da Enda, Mamadu Aliu Djalo, a resposta não é problemática clínica mas sim também são aspectos sociais, culturais e económica dada que é uma abordagem transversal e global que precisa de mais engajamento.

“É uma abordagem transversal e global que necessita de mais engajamento de todos actores”, referiu director Nacional da ENDA.

Contudo a cartografia feita em 2017 aos três grupos da população chaves no país, o director da Enda disse que não existe nenhuma cartografia no grupo de prisioneiros que é considerado chave.

“Recentemente de 2017 até 2020 foram feitas cartografias aos três grupos da população considerados chaves na Guiné-Bissau, mais há um grupo considerado chave que são os prisioneiros e nunca existiu a cartografia à esse grupo e mesmo com cartografia feita não abrangeu todo território nacional”, referiu Mamadu Aliu Djalo.

Aliu Djalo adiantou que o país está a elaborar o projecto para o pedido de financiamento para fundo mundial assim como Expertise France mais admite trabalho para encontrar o caminho necessário.

O seminário que estava a decorrer desde o dia 2 de Março teve como objectivo reforçar a localização, a inovação e a qualidade de intervenção a fim de contribuir para avaliação da eficácia dos servidores de cascata de cuidados do VIH para as populações até Setembro de 2021 na Costa de Marfim Guiné-Conacri, Guiné-Bissau e Senegal.

Projecto regional Expertise local ao serviço das populações chaves na áfrica ocidental visa localizar, inovar e capitalizar experiências para uma melhor assistência do VIH nos homens que fazem sexo com homens (HSH) e usuário de drogas injectáveis (UDI).

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più