O Governo confirma ter pedido a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas do país na sequência da prevenção da pandemia de coronavírus. A medida engloba a proibição de qualquer actividade de aglomeração das pessoas

A afirmação foi do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, nomeado e empossado por Umaro Sissoco Embaló, hoje (17), no acto da limpeza feita pelas forças da defesa e segurança e Associação de retalhistas do mercado de Bandim aos diferentes lugares da capital, nomeadamente, mercado de Bandim, de caracol, espaço verde e avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Segundo Nuno Nabiam a Guiné-Bissau não está preparada para enfrentar a pandemia de coronavírus e por isso pede os populares a evitarem de frequentar lugares que aglomeram pessoas.

“Pedimos que sejam fechadas as escolas, pedimos as pessoas que evitem de ir ao mercado de forma aglomerada, se for fazer compra no mercado que faça compra de três dias”

Nuno Nabiam confirmou que, o governo já providenciou um espaço de quarentena para os eventuais casos suspeitos e que o Ministério de Saúde Pública está preparar as condições necessárias de prevenção, confirmando o desbloqueio de um montante para o efeito, mas que no entanto não foi revelado.

“O governo já localizou espaço para o tratamento de possíveis casos de Coronavírus. Estamos a tratar do centro militar de São-Vicente e as nossas forças armadas já estão a ajudar. O ministério e os técnicos da saúde já prepararam condições adequadas aos doentes e aos técnicos e os montantes já foram desbloqueados e os trabalhos já começaram desde ontem (16) ”, garante.

O Chefe de executivo prometeu ainda reforçar a equipa de controlo terrestre para melhor controlar a entrada das pessoas.

Apesar da suspensão dos voos aos países afetados pela pandemia de Coronavírus, que já matou milhares de pessoas, soube a RSM duma fonte do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira que algumas companhias aéreas já suspenderam os seus voos temporariamente, nomeadamente, AIR MAROC que retomará somente a partir de 31 do corrente mês, ASKY que neste momento aguarda a decisão de Lomé e TAP poderá suspender o voo igualmente na próxima quinta e Sábado.  

Entretanto, ainda hoje (17), numa entrevista á Rádio Sol Mansi (RSM), o director Geral da Epidemiologia e Segurança Sanitária, Salomão Mário Crima, confirma que, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), já existem no país kits para diagnóstico de possíveis coronavírus.

Salomão disse que existem informações falsas que poderão criar pânico entre os populares. No entanto, confirma que não existe nenhum caso confirmado de coronavírus nem no Hospital nacional Simão Mendes e nem num dos hotéis da capital Bissau.

Salomão confirma que ainda continuam os rastreios no aeroporto e nas fronteiras para controlo de temperatura e as pessoas ainda estão a ser rastreadas em suas casas. Segundo ele, os trabalhos estão a ser feitos com enormes dificuldades de locomoção e financeiros.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Quina Nhaté

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più