A Fundação Fé e Cooperação (FEC) realizar, em Bissau, durante dois dias, um colóquio com os técnicos das diferentes organizações interveniente no domínio das crianças nos Países Africana da Língua Oficial Portuguesa (PALOP)

O seminário Internacional é sobre a Protecção Social da Crianças com base nos Princípios e Realidades na Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde e Moçambique.

As organizações intervenientes neste domínio são do Ministério da Saúde Pública, Família e Coesão Social, o Instituto da Mulher e da Criança, a Coligação das Organizações de Defesa dos Direitos das Crianças - ambos na Guiné-Bissau, o Instituto para a Cidadania de Angola, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente e a Associação para o Desenvolvimento Juvenil de Moçambique.

Entrevistado pela Radio Sol Mansi (RSM), a margem do encontro dos peritos internacionais, a representante residente da FEC na Guiné-Bissau, Carla Pinto, explica que o projecto “kumpu terra di mininesa” trabalha na área da protecção da criança em diferente vertentes para que se possa ver uma maior concretização das políticas públicas nestas áreas.

“A capacitação das organizações locais que trabalham neste sector é para poderem fazer o melhor serviço da sua protecção. Este seminário vem nessa lógica de debater e apresentar aos outros países do PALOP, as políticas públicas que já foram desenvolvidas por estes países, os percursos que fizeram para contribuir para os agentes que trabalham neste sector na Guiné-Bissau para reconhecer mais e poder decidir e poder pensar como será o futuro nesta área”  

Já na abertura dos trabalhos, a presidente do Instituto da Mulher e da Criança, Elizabete Ialá, exorta os participantes a aproveitarem do encontro para construir as bases e com a responsabilidade de debater e colocar respostas concretas e passá-las no papel para a realidade.

O seminário insere-se no projecto “Kumpu Tera di Mininesa: Boa Governação para a Protecção Social da Criança”, financiado pela União Europeia e pela Misereor e desenvolvido pela FEC em parceria com a Cáritas Guiné-Bissau, a Rede Ajuda Cooperação e Desenvolvimento (RA) e ainda com o Ministério da Saúde Pública, Família e Coesão Social.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più