29
Dec
2019

 O Bispo de Bissau rogou este domingo a classe política a tomar decisões favoráveis à classe mais vulnerável.

Dom José Camnaté Nabissin que falava momento após ter exercido seu dever de voto diz ainda que “ o povo já deu prova evidente, todas as vezes que foi convocado para as eleições, participou de forma massiva e ordeira o que demonstra que acredita na democracia”, aponta para depois afirmar que “ quero também convidar a classe politica a fazer a mesma coisa, a saber tomar as decisões favoráveis e particularmente às classes mais desfavorecidas”.

Por outro lado, o sacerdote considerou que este é momento (eleições) em que os cidadãos têm oportunidade de manifestar a sua própria cidadania, sua opção política e manifestar o desejo de contribuir para que a sociedade continue a construir-se em ambiente de democracia plural.

“ (…) Para que a nossa sociedade possa ter oportunidade de se reconstruir a partir de um projecto de reconciliação nacional, condição indispensável para que todo o país possa enveredar para caminho que leva ao verdadeiro progresso, porque sem harmonia social, justiça social, é difícil pensar num verdadeiro progresso”, notou.

Ao futuro presidente da República Bispo alertou que “ saiba assumir essas funções esquecendo a si mesma para pôr em primeiro lugar a nação guineense”.

Entretanto, disse esperar que a percentagem das abstenções na primeira volta não seja sinal de desinteressa porque acha que todos os guineenses têm a consciência da gravidade do momento e da urgência de se iniciar uma nova etapa da vida.

“ Por isso espero que desta vez todo o cidadão eleitor possa exercer o seu direito de voto e possa assim contribuir para que o país comece uma nova etapa da sua história”, afirma adiantando depois que “ nenhum dos candidatos que não vencer estas eleições não vá recorrer a meios e vias que a lei não propõe ao país e a nossa sociedade. Se o povo já deu prova evidente de acreditar na democracia, acho que todos os candidatos farão a mesma coisa diante dos resultados destas eleições”, concluiu.

Por: Nautaran Marcos Có

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più