SEMINARISTAS RECEBEM RITO DE ADMISSÃO A ORDEM SAGRADA

Um grupo de 17 seminaristas maiores da Guiné-Bissau recebeu, esta segunda-feira (28), ritos da admissão a ordem sagrada, do leitor e dos acolitados; agora podem servir no altar

A celebração da missa que teve lugar no seminário maior “Dom Septímio Artur Ferazzetta”, foi presidido pelo bispo auxiliar da diocese de Bissau e co-celebrado pelo bispo de Bafatá e dos padres de algumas paróquias das duas diocese na presença dos familiares e amigos.

Na ocasião, Dom Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá, diz que os rituais demostram que a Igreja católica guineense está a crescer aos poucos.

“Quando cheguei a Guiné-Bissau em 1985 eram apenas dois padres guineenses mas agora temos perto dos 70 padres e estão num bom caminho. Isso é sinal de vitalidade do crescimento da nossa Igreja”.

Já o reitor do seminário maior, padre Bernardo Gomes, falou do sentido dos rituais ora recebidos pelos seminaristas maiores.

“Todos estes ritos são chamados de instituição de ordem menor. Esta é a caminhada que alguém dá antes de ser padre”.

Em nome dos seminaristas, falou Emanuel Armando Malú, que diz que os ritos representam sinal de manifestação da bondade de Deus em suas vidas.

“Deus criou pecadores e cada um tem a sua missão específica. Quer que Des está em nós e nos chamou para O seguir”

Os ritos de admissão manifestam publicamente a vontade dos fiéis em trabalhar pela Igreja e por Deus.

O leitor recebe a missão de proferir a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros actos sagrados e é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura.

O acolitato é instituído para ajudar, neste caso, o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas acções litúrgicas, sobretudo na celebração da missa.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

 

 

Escreva à RSM

email Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© 2019 Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più