Religião: BISPOS QUEREM QUE GOVERNOS TOMEM MEDIDAS PARA REDUZIR MORTES DE JOVENS NO MEDITERRÂNEO

Os Bispos da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau apelaram aos governos dos respectivos países, a assumirem como compromissos concretos a redução da mortalidade de jovens no mar Mediterrâneo.

O apelo foi destacado nas recomendações finais da Conferência Episcopal Ordinária, que decorreu em Ziguinchor-Senegal, entre os dias 18 e 22 de novembro. Segundo o administrador da Diocese de Bafatá, Padre Lúcio Brentegani, os Bispos manifestaram grandes preocupações com o aumento deste fenómeno, que tem deixado inúmeras famílias mergulhadas no luto e sofrimento.

Os bispos destacaram a necessidade de “ações urgentes e eficazes, que possam oferecer alternativas viáveis para os jovens, reduzindo a necessidade de migração irregular”.

Os líderes religiosos abordaram também, o aumento da violência nos países membros da conferência, considerando-a uma ameaça à estabilidade social e ao bem-estar das populações. Em paralelo, os pastores das dioceses presentes no encontro de Senegal expressaram solidariedade para com as comunidades que sofreram com inundações devastadoras nos últimos anos, principalmente devido às mudanças climáticas e à insuficiência de infraestruturas de prevenção.

“Os bispos mostraram também as suas preocupações com a situação da violência que está a ser vivida nos países membros, apelaram os governos dos quatros países a apostarem na democracia e no diálogo. Apelaram ainda a população em geral da Mauritânia, Cabo Verde, Senegal e Guiné-Bissau a não responder com a violência as violências mas, a encontrarem soluções de problemas por via pacífica com o diálogo e, por último os bispos solidarizam com as populações que sofreram com as inundações devido às chuvas torrenciais e comprometeram a montar um plano de emergência sobre as vítimas e apelam também os governos a fazerem a mesma para minimizar as problemas de população”.       

A assembleia episcopal de Ziguinchor foi dominada por reflexões e decisões estratégicas, incluindo: a análise do relatório sobre o caminho sinodal, com foco na inclusão, escuta e comunhão no seio da Igreja; a redação de exortação quaresmal para 2025, cujo tema central será “A esperança que vos anima” (1Pd 3,15), em sintonia com o Ano Santo do Jubileu 2025; a eleição do novo presidente da Conferência Episcopal, que conduzirá os trabalhos durante os próximos três anos.

O encontro reforçou a unidade dos Bispos no enfrentamento dos desafios sociais e pastorais da região, comprometendo-se a continuar a promover o diálogo e a solidariedade entre as comunidades cristãs e a sociedade em geral.

 

Por: Braima Sigá

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più