PAPA ANUNCIA QUE NOMEARÁ, PELA 1.ª VEZ, DUAS MULHERES PARA O DICASTÉRIO

O Papa Francisco anunciou, esta quarta-feira, que irá nomear duas mulheres para o Dicastério dos Bispos, o organismo da Cúria Romana que ajuda o Pntífice na escolha dos pastores diocesanos.

A revelação foi feita numa entrevista à agência Reuters quando o Sumo Pontífice abordava a presença das mulheres no Vaticano.

Ao serem nomeadas, esta será a primeira vez que duas mulheres trabalharão no Dicastério, estando, portanto, envolvidas no processo de eleição de novos pastores diocesanos.

"Estou aberto caso surja uma oportunidade. Neste momento, o Governorate [Governo do Vaticano] tem um vice-governador... Agora, duas mulheres vão à Congregação dos Bispos, na comissão para eleger bispos. Desta forma, as coisas começam a abrir-se um bocadinho”, indicou Francisco.

Segundo as declarações do Papa, o Vaticano está aberto à presença de mulheres e isso tem sido um caminho que tem vindo a ser aberto.

Recordou Francisco que no ano passado, pela primeira vez, foi nomeada uma mulher para o cargo número dois do Governatorato da Cidade do Vaticano, a Irmã Raffaella Petrini. Além disso, a Irmã Nathalie Becquart, membro francesa das Irmãs Missionárias Xavierianas, foi nomeada a subsecretária do Sínodo dos Bispos.

Entre as leigas que já ocupam altos cargos no Vaticano estão Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus Vaticanos, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa Vaticana. Ambas foram nomeadas pelo atual Pontífice.

Fonte: Lusa

Escreva à RSM

email Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più