IGREJA CATÓLICA DA GUINÉ-BISSAU PRETENDE DESPERTAR INTERESSE AOS MAIS NECESSITADOS

 

O Vigário-Geral da Diocese de Bissau, Padre Davide Sciocco, afirma que quer fazer “lobby” para despertar interesse relativamente aos mais pobres, que não têm voz e força para serem escutados e ajudados.

A afirmação enquadra-se no encontro de formação do reforço da capacidade no domínio de “lobby” e advocacia, destinado aos responsáveis das caritas nacional, diocesanas e paroquiais.

Padre Davide Sciocco, disse que pretendem trabalhar pelo interesse dos mais pobres que não têm as vozes, que não têm força para serem escutados e ajudados e acabar com esta frase que a caridade hoje precisa também de profissionalismo.

“Este encontro ajuda a sair do fazer o que sempre se costuma fazer para ter métodos novos mais científicos, para identificar os problemas e saber escutar verdadeiramente as necessidades da base e conhecer melhor o contexto para buscar as respostas eficácias, também falar de lobby e advocacia é uma ajudar para conhecer técnicas para ter influência eficácia, uma influência positiva a quem usa o lobby para fazer os próprios interesse”, sustenta.

O Vigário-Geral, Padre Davide Sciocco, disse ainda que o encontro é muito importante no quadro do reforço de capacidade e para se dar uma melhor organização a caritas nacional, diocesanas e sobretudo as caritas paroquias.

Padre disse que “precisamos de oferecer e ajudar para ter uma melhor competência dos agentes que trabalhão na caritas para dar serviços de qualidades”.

“Eu acho que fundamental que para servir os pobres e os mais fragilizados temos que ter a melhor qualidade, não é porque são pobres então pode receber qualquer tipo serviço e qualquer coisa, mas enfrentamos os problemas dos mais pobres e o que temos que oferecer qualidade”, disse.

Por outro lado, a Secretária-Geral da Caritas da Guiné-Bissau, Ana Paula Sanches Miranda, espera que no fim do encontro as pessoas saiam com uma noção e uma bagagem geral de como se pode fazer “lobby” e advocacia.

“Neste momento estamos a receber essa formação, esperamos que a agente compreenda melhor como que isso funciona, como podemos influenciar a nossa sociedade nas nossas comunidades para poder melhor trazer resultados positivos para o nosso trabalho”.

O objectivo do encontro é adquirir conhecimentos e habilidades para desenvolver uma estratégia de “lobby” e advocacia e implementá-la. 

Por: Bíbia Mariza Pereira

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più