FIÉIS CATÓLICAS JUNTAM NA PEREGRINAÇÃO MARIANA

Faltam quatro (04) dias para a peregrinação Mariana à cidade de Cacheu. O evento religioso acontece de 6 a 7 de Dezembro corrente sob o lema “Baptizados i Enviado Suma Maria, no inda Tudu Traz di Jesus”.

A cidade histórica de Cacheu, norte do país, que é considerada o berço do cristianismo na Guiné-Bissau e vai ser inundada por fiéis católicos provenientes das duas dioceses (Bissau e Bafatá) na peregrinação anual ao Santuário Mariano “Nossa Senhora da Natividade” de Cacheu, a maravilhosa manifestação de fé e de devoção a  Virgem Maria.

Para os preparativos para este grande evento da Igreja católica, o Vigário Diocesano para a Pastoral padre António Imbombo disse à Rádio Sol Mansi (RSM), este domingo (01 de Dezembro) que os preparativos estão num bom caminho e promete inovação para este ano.

“É do conhecimento de que 6 a 7 de Dezembro, toda a Guiné-Bissau vai ser reunida no santuário Mariano de Cacheu na habitual peregrinação. Este ano um grupo prometeu dar 3 mil cadeiras no momento mais alto da Santa Missa depois da marcha que será organizada pela juventude de Capó ao santuário, por isso afirmo que todas as coisas estão bem e no bom Caminho”, garante o padre António Imbombo.

Por outro lado Padre Imbombo pede os peregrinos para não misturarem a peregrinação com outras coisas que possam pôr em causa o sentido deste grande evento.

“É preciso não misturar as coisas com lazeres. A nossa peregrinação é de fé, oração e marcha da fé para atrair as pessoas com testemunhos para evangelização, transformação divino e de renunciar bens materiais para aderir os bens espirituais”, aconselha o Vigário Diocesano para a Pastoral.

Segundo a reportagem do nosso corresponde na cidade de Cacheu sobre os preparativos da peregrinação, Ampa Sila os lugares já estão preparados devido às limpezas realizadas assim como de ordenamentos que estão a ser feitos nesta cidade para receber mais de três mil peregrinos.

A cidade de Cacheu, berço de cristianismo no país, foi fundada em 1588, sendo a primeira povoação portuguesa na Guiné-Bissau e dependia administrativamente de Cabo Verde.

Dois anos depois da chegada dos portugueses a cidade de Cacheu, foi construída a Igreja católica no ano 1590. Ainda de acordo com as informações, é a mais antiga Igreja na costa ocidental da África. A primeira peregrinação feita pelos fiéis católicos naquela cidade nortenha do país foi no ano de 1984.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

Escreva à RSM

email Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© 2019 Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più